Dicas e ferramentas para fortalecer suas peças de chapa metálica

22 Abril, 2024
22 Abril, 2024

As chapas metálicas sempre foram uma opção popular para equipes de projeto e fabricação nos setores automotivo, de equipamentos industriais e de construção, e por boas razões. A chapa metálica é forte, durável, moldável, leve e econômica.

Por exemplo, com chapas metálicas você pode criar peças leves, mas estruturalmente rígidas, ao contrário de peças fundidas volumosas ou usinadas. Também é mais econômico para produção em massa em comparação com técnicas caras de fundição, forjamento ou impressão 3D. E por último, você pode obter uma combinação única de designs rígidos e flexíveis que podem suportar facilmente choques e vibrações.

Neste blog, quero discutir dicas para projetar peças de chapa metálica mais resistentes usando as ferramentas da função 3D SheetMetal Creator . 3D SheetMetal Creator é uma solução totalmente baseada em navegador que inclui o aplicativo xSheetMetal com ferramentas específicas para design de chapas metálicas, além de outros aplicativos e recursos para armazenar, gerenciar e colaborar em seus projetos, uma vez que é executado na plataforma 3D EXPERIENCE.

Dobra, furos, ranhuras e alongamento são apenas algumas das principais características de uma peça de chapa metálica forte e bem projetada que o 3D SheetMetal Creator pode ajudá-lo a alcançar facilmente. Vamos entrar em mais detalhes abaixo.

  1. Dobras – não deixe suas peças ficarem dobradas – adicione dobras!

Quando se trata de curvas, eu digo “Bend it Like Beckham”, ou em outras palavras, como o título do filme sugere, dobre como um profissional. Quando se trata de peças de chapa metálica, você deseja evitar uma peça plana de chapa metálica e adicionar dobras geralmente é o método preferido para projetistas de chapa metálica quando eles iniciam seu projeto. Na maior parte do tempo, os danos ocorrem nas bordas externas de uma peça de chapa metálica, portanto, ter dobras ou dobras nas bordas externas adiciona mais rigidez à peça, para que ela não entorte ou fique fora de forma, literalmente falando.

Lembre-se de que, ao adicionar dobras, você deve levar em consideração o raio da dobra, pois diferentes materiais e espessuras exigem diferentes raios de dobra. Se o seu raio for muito grande, você corre o risco de a peça saltar para trás e, se for muito pequeno, a peça pode rachar. Uma boa regra é que o raio de curvatura deve ser pelo menos duas vezes a espessura da chapa metálica.

Com o 3D SheetMetal Creator, as dobras podem ser obtidas usando os comandos Wall on Edge, Bend from Flat, Jog ou Flange no aplicativo xSheetMetal.

  1. Alongamento com relevos – peças bonitas, mas resistentes.

Depois de ter o raio de curvatura, você deseja se concentrar em esticar seu perfil, o que pode ser conseguido adicionando um relevo para esticar a peça. Alongamento é o processo de estender a chapa metálica em uma determinada direção. Este processo fortalece a chapa metálica orientando a fibra do metal em uma determinada direção. Ele também adiciona um aspecto estético ao design de chapa metálica.

O alongamento pode ser facilmente conseguido adicionando-se relevos, como um punção formado ou um relevo com contas. No 3D SheetMetal Creator você pode usar o comando User Stamp para obter facilmente a forma desejada para o relevo. Esse recurso elimina a necessidade de técnicas de modelagem complexas para criar a geometria estampada e permite que os usuários utilizem a geometria da ferramenta de seus fornecedores favoritos para formar o modelo de chapa metálica. Se você tiver uma biblioteca de carimbos e geometrias de ferramentas formadas que usa regularmente, poderá salvá-los na plataforma 3D EXPERIENCE e usá-los conforme necessário. Desde que seja um corpo sólido, pode ser utilizado independentemente da aplicação para a qual foi projetado.

  1. Buracos e Slots – quanto mais recortes melhor.

Muitas vezes você verá peças leves que possuem recortes excessivos no design. Por que? Porque os recortes não apenas tornam as peças mais leves, mas também acrescentam ainda mais resistência às peças de chapa metálica durante o processo de fabricação.

Pode parecer surpreendente, mas o que acontece é que quando o recorte é criado durante a operação de fabricação da chapa metálica, o material fica ligeiramente esticado devido ao movimento do punção na cavidade da matriz e reorienta os grãos do metal, tornando a peça da chapa metálica mais forte.

Os recortes também auxiliam na redução da concentração de tensões e auxiliam na distribuição da carga quando a peça está carregando (em serviço).

Com o 3D SheetMeal Creator você pode usar o comando Recorte para criar vários recortes rapidamente. Você também pode usar o recurso Recortes de furo com padrão para criar uma característica de projeto perfurado em sua peça de chapa metálica.

A adição de recursos de design de chapa metálica, como dobras, alongamentos e recortes, não apenas produz peças mais resistentes, mas também impulsiona o processo de fabricação, ajudando os fabricantes a fabricar a peça do jeito que você pretendia.

Isso deve lhe dar uma ideia do que você pode fazer com o 3D SheetMetal Creator, mas eu gostaria de continuar esta conversa em outro blog no qual discutirei como você pode obter peças ainda mais fortes com a adição de arestas, nervuras e muito mais! Fique atento!

"Soumitra Vadnerkar"

Se você está procurando maneiras de melhorar a eficiência do processo de desenvolvimento de produtos e acelerar sua produção, nossos especialistas podem te ajudar imediatamente; Escolha a melhor forma para entrar em contato.🚀

»  📞 (11) 4472-8763 |  ✉️Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | 🌎 www.cadworks.com.br